O tratamento de hemodiálise pode ser realizado em casa, em uma clínica ou em uma unidade de nefrologia de um hospital. Em muitos países a escolha de onde será feita sua terapia é do paciente, o que ele mais se sentir confortável para sua qualidade de vida, sendo até mesmo incentivados pela equipe, o que alguns estudos melhora a adesão ao tratamento e diminuição do custo da terapia. Na Europa, EUA, e muitos outros locais o paciente pode preferir ter uma pessoa que lhe preste apoio no tratamento ou efetuar a sua diálise de forma autónoma, após um treinamento em centro certificado. Após escolher o tratamento domiciliar você recebe em casa a máquina de diálise, bem como todos os materiais. No Brasil em apenas algumas situações conseguimos a realização do tratamento domiciliar e sempre assistido por equipe médica e de enfermagem.

Quais são as vantagens da hemodiálise domiciliar?

A hemodiálise domiciliar pode trazer algumas potenciais vantagens para o seu estilo de vida, tais como:
• Programar o horário do seu tratamento. Em conjunto com o seu médico e equipe de saúde, encontrará a programação de diálise que se adapta melhor ao seu estado de saúde e estilo de vida.
• Não precisa de se deslocar para o tratamento, poupando tempo e energia.
• Ficar com a sua família e amigos durante a diálise.
• Optar por um programa de diálise que lhe permita trabalhar num horário normal, ou até mesmo trabalhar em casa durante o tratamento.

• Melhorará a sua qualidade de vida. Geralmente, as pessoas que fazem hemodiálise domiciliar registram uma melhoria na qualidade de vida e a maior parte só recorrerão ao hospital para consultas ou quando têm algum problema de saúde. Para além disto, a hemodiálise domiciliar pode, ainda, trazer vantagens para a sua saúde, nomeadamente:
• Tem a possibilidade de controlar a diálise, evitando alguns problemas relacionados com este tratamento. Por exemplo, as pessoas em hemodiálise domiciliar tendem a ter menos quedas de pressão arterial durante o tratamento.

• Se optar por fazer tratamentos mais frequentes ou durante a noite (hemodiálise noturna), terá menos restrições alimentares e de ingestão de líquidos e necessitará de menos medicação.
• É mais fácil colocar as agulhas no acesso para diálise, porque é sempre a mesma pessoa a fazê-lo.
• A hemodiálise domiciliar pode ser realizada mais frequentemente e por períodos de tempo mais longos. Estudos científicos sugerem que estas opções estão associadas a uma melhora da sobrevida, embora a investigação deste dado ainda continue.

Existem várias modalidades de hemodiálise domiciliar?

Quando se faz diálise em casa, podem realizar-se diferentes programações de Hemodiálise:
• Padrão: três ou quatro vezes por semana, durante quatro ou cinco horas.
• Noturna: é um tratamento mais longo e mais suave, realizado durante a noite, durante o sono. Pode fazer-se este tratamento até seis noites por semana, durante oito horas.
• Diária de curta duração: realiza-se cinco a sete vezes por semana, durante duas ou três horas.

A Hemodiálise Domiciliar é Segura?

A escolha do tratamento deve ser discutida com a sua equipe de saúde, para avaliar a indicação, o local e segurança para o tratamento. É normal se sentir alguma preocupação em relação à hemodiálise domiciliar antes de se iniciar a formação necessária.

Os tratamentos de hemodiálise em casa são tão seguros como numa clínica ou hospital. Tal como em qualquer outro tipo de diálise, é importante que realize cuidadosamente cada sessão, para reduzir o risco de eventuais complicações.
Em casa:
• será avaliado regularmente pela equipe de saúde, e
• terá apoio telefonico médico, de enfermagem e técnico 24 horas/dia.

One response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *